As cores amarela, laranja e vermelha são a cara do verão, pois transmitem alegria e vivacidade. Mas, elas vão bem além da estação do sol para compor a decoração da casa. Por trazerem mais energia aos ambientes, elas são muito bem-vindas durante todo o ano.

Consideradas cores quentes, essas tonalidades geralmente estimulam os sentidos. São dinâmicas e, por isso, devem ser usadas com cautela, sem excessos. Elas não precisam dominar o espaço. Uma boa ideia é utilizá-las em detalhes, o que favorece o seu uso em qualquer época do ano.

Foto: Jomar Bragança

Por serem cores vivas e estimulantes, é ideal que sejam usadas em ambientes sociais da casa, como, por exemplo, cozinha, sala de estar e sala de jantar, pois elas criam ambientes acolhedores, aconchegantes, confortáveis e que favorecem os relacionamentos pessoais e familiares. As tonalidades quentes expressam vitalidade, movimento e excitação.

Foto: Henrique Queiroga

A harmonia e a proporção correta entre cores quentes e frias resultam em ambientes equilibrados e aconchegantes. Por serem cores impactantes, fortes, o ideal é usar junto com cores neutras e tranquilizantes, como cinza, branco e bege, pois quando usadas em excesso, causam cansaço visual e inquietação. É importante tomar cuidado ao usar essas cores, sempre tentando uma boa combinação.

Foto: Jomar Bragança

Foto: Henrique Queiroga

Com a ajuda de um profissional, é possível adequar a mescla de tonalidades nos ambientes com beleza e funcionalidade. Que tal inserir mais cor na sua casa? Entre em contato e vamos repaginar seus ambientes.