Saiba como ter, em casa, um mobiliário seguro que não arrisque a integridade da sua família, principalmente as crianças
Ao planejar a decoração de sua residência, muitos fatores devem ser considerados, tais como cores, texturas, harmonização do ambiente, personalização, entre outros. E um destes, que não pode deixar de ser muito bem respeitado, é a segurança que o mobiliário traz para o dia a dia da casa.
Infelizmente é comum ouvirmos relatos de crianças que se machucam por causa de tombamento de armários, estantes, cômodas e televisores que caem sobre elas. Afinal, a meninada é curiosa e arteira, está sempre tentando criar aventuras em casa.
Foto: Jomar Bragança
Normalmente, o tombamento desses objetos acontece por falta de fixação, por não serem estáveis ou não serem adequados à idade da criança. Temos de pensar tanto nos móveis em si, como nos objetos que colocamos neles, seja pelo peso que eles têm ou pela atração que possam exercer nas crianças.
A fixação e a estabilidade dos armários e estantes são fundamentais para evitar o risco deles tombarem em cima das crianças. Uma dica interessante ao projetar ou escolher o mobiliário para os filhos é considerar a altura deles, assim evitamos que a criança suba em móveis grandes para pegar seus brinquedos ou outros objetos. O ideal é deixar os objetos de uso constante em alturas compatíveis à altura do usuário e com acesso seguro.
O projeto do móvel específico para cada tipo de uso e de ambiente é muito interessante. Na maioria das vezes um projeto mais específico para cada cliente é ideal. Nem sempre o mobiliário planejado é mais caro e muitas vezes é um custo que vale a pena já que será feito especialmente para atender todas as necessidades do usuário, inclusive a segurança.
Foto: Henrique Queiroga
Os móveis planejados otimizam os espaços, pois são pensados para que sejam eficientes na ocupação dos mesmos e, ao mesmo tempo, ergonômicos. Certamente, no mobiliário planejado, a segurança dos usuários é pensada de forma mais efetiva, pois são projetados de acordo com a altura dos moradores, tipo de uso ou tipo de objetos a serem guardados neles.
Foto: Jomar Bragança
Outro fator muito importante nos móveis planejados é que eles podem contar com peças que acompanhem o crescimento das crianças sem ter de mudar o projeto todo do mobiliário, evitando-se aquisições de novos móveis. Uma bancada com volantes por baixo para guardar brinquedos, por exemplo, pode se tornar uma bancada de estudo no futuro. Assim, um mobiliário planejado pode ser mais econômico a longo prazo, possibilitando maior ergonomia, criatividade e qualidade, mas, principalmente segurança.
Foto: Henrique Queiroga
Dica: Se o armário é projetado, o arquiteto deve prever a fixação ou pensar em um móvel estável e com altura adequada para evitar o tombamento. E, sendo projetado ou não, os armários devem ter algum tipo de mecanismo de abertura das portas ou gavetas que dificulte a abertura por crianças.
Gostaria de saber um pouco mais sobre mobiliário planejado e como trazer mais segurança para a sua casa e sua família? Entre em contato e vamos criar um projeto perfeito para você.