Clínicas e consultórios precisam ter uma decoração que acolha os seus pacientes, transformando situações delicadas em momentos mais aconchegantes

Um projeto corporativo deve proporcionar aos seus clientes uma sensação de receptividade, acolhimento e dedicação, para que eles se sintam bem em estar e permanecer naquele ambiente. Quando falamos de espaços voltados à saúde, então, as questões se tornam bem mais delicadas e, por isso, a decoração precisa “abraçar” os pacientes, pois todo e qualquer tipo de intervenção médica traz, sempre, alguma insegurança às pessoas.

Para que os pacientes se sintam bem acolhidos, já na entrada do consultório, criar uma ambientação aconchegante é fundamental. Mostra que seu estabelecimento deseja que ele se sinta bem e confortável. Como, nesse caso, tratamos de uma clínica médica, esse fator também se torna imprescindível para diminuir a ansiedade das pessoas que irão se consultar. Além da receptividade, a sala de espera também revela a personalidade da empresa.

Modelos diferentes de assento compõem a sala de espera, cria uma sensação de sala de estar de casa, proporcionando acolhimento e conforto aos pacientes. (Foto: Henrique Queiroga)

Os painéis em MDF são uma ótima pedida para aquecer os ambientes e deixa-los mais aconchegantes. Para este projeto, optei por uma tonalidade clara, que traz também leveza ao espaço.

Na recepção, os painéis foram revestidos com laminado mais claro, com balcão e piso em mármore. (Foto: Henrique Queiroga)

Para dentro dos consultórios, um ponto a ser levado em consideração é o tipo de piso. O porcelanato é mais prático e funcional a ser utilizado neste tipo de ambiente. Por ser um espaço voltado à saúde, é imprescindível que esteja sempre limpo e, com este tipo de piso, a manutenção se torna bem mais fácil.

Toda a parte interna da Clínica possui piso em porcelanato bege. (Foto: Henrique Queiroga)

Aliando sofisticação e humanização ao espaço, é importante inserir elementos que tragam mais beleza e amenizem a frieza deste tipo de ambiente. O mobiliário é peça fundamental nesse quesito. Seja com armários mais elaborados, mesas mais modernas ou mesmo a inserção de plantas e adornos, que proporcionam essa atmosfera mais leve e acolhedora.

Atendendo ao pedido do cliente que queria uma estante ao fundo, criei esse mobiliário com espelho bronze e argentato bronze que traz elegância e beleza ao móvel e, também, ao ambiente. (Foto: Henrique Queiroga)

A inserção de cores nos ambientes pode ser feita através de adornos, como quadros, por exemplo. Para quebrar os tons nudes – ideais para espaços voltados à saúde – é importante inserir pinceladas de cor que trazem mais vivacidade aos ambientes e os deixe menos sisudos.

Gostaria de repaginar o seu ambiente de trabalho? Criar um novo layout para a sua empresa? Entre em contato comigo. Vamos conversar!