Riscos e rabiscos: estampa na decoração torna o ambiente original e personalizado.
Elas aparecem, quase sempre, em detalhes, como almofadas e outros objetos decorativos, e, muitas vezes, são até deixadas de lado por inspirarem insegurança em “decoradores” menos experientes. Divertidas, sofisticadas, inusitadas ou sóbrias, estampas podem, sim, ser usadas sem medo dentro de casa. Coordenadas com padronagens distintas entre si ou de maneira pontual são aposta certeira para quebrar a monotonia e garantir personalidade.
O famoso poá, por exemplo, é par perfeito das listras – curinga também na combinação com os florais. Atemporal, a estampa de bolinha combina bem com tudo, basta ficar de olho na harmonia do ambiente e respeitar os demais itens da decoração, ensina a arquiteta Fernanda Andrade.
Outro truque da profissional para quem quer aproveitar a primavera e estampar a casa é eleger um ponto de partida, ou melhor, uma cor base da qual derivarão as padronagens. “Assim como na moda, a ordem é não misturar exageradamente sem observar uma conexão entre as cores”, explica Fernanda.
Para os mais discretos, ela sugere motivos menores aplicados em superfícies reduzidas. Já os mais ousados podem apostar sem medo em áreas mais amplas, como paredes, cortinas e até tapetes, carimbado-as com motivos mais chamativos.